REVISÃO - 1º ANO (AC1-2º BIMESTRE)

1º) (UCS-RS) Os mapas representam as superfícies terrestres. A fim de que se possa visualizá-las numa folha de papel ou na tela de um computador, usamos escalas. Uma escala constitui a relação de redução entre as dimensões apresentadas no mapa e seus valores reais correspondentes no terreno representado. Considere que, em uma planta urbana, a distância entre dois bairros é representada por 20 cm. Sabe-se que a distância real em linha reta entre eles é de 4 km. Com base nessas informações, pode-se deduzir que a escala neste caso corresponde a

a) 1: 5.
b) 1: 80.
c) 1: 2 000.
d) 1: 20 000.
e) 1: 8 000 000.

2º) (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades?

a) 8 km
b) 80 km
c) 800 km
d) 8000 km

3º) (UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.
Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.

a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.

4º) (Falm) Os mapas são representação dos aspectos geográficos de extensões da superfície terrestre. Para a sua construção e interpretação são necessários diversos elementos. Relacione esses elementos com o seu conceito e assinale a alternativa em que aparece a ordem CORRETA:
I. LATITUDE
II. LONGITUDE
III. ALTITUDE
IV. ESCALA
(   ) Distância vertical de um ponto na superfície da Terra até uma superfície de referência, geralmente o nível dos mares.
(   ) Ângulo medido entre o plano do meridiano de referência, Greenwich, e o plano meridiano que passa por um ponto qualquer sobre uma superfície elipsoidal de referência, variando de 0º a 180º no sentido positivo para leste e negativo para oeste do meridiano de origem.
(   ) Relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa, carta ou planta e as suas correspondentes dimensões na superfície terrestre.
(   ) Ângulo medido entre o plano do Equador e a normal a um ponto qualquer sobre a superfície elipsoidal de referência, variando de 0º a 90º com sinal positivo no hemisfério norte e negativo no hemisfério sul.
a) II, III, I, IV
b) III, II, IV, I
c) III, I, IV, II
d) IV, II, III, I
e) IV, III, II, I

5º) (Unimontes) Observe a figura.

Fonte: MOREIRA; SENE, 2004.
A partir da projeção dos meridianos e paralelos geográficos, a forma cartográfica representada na figura é construída em
a) um cilindro tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cilindro num plano.
b) uma esfera tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o globo num plano.
c) um cone tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cone num plano.
d) qualquer ponto da superfície de referência por um pedaço de papel num plano.

6º)  (Unioeste) As coordenadas geográficas são definidas como um conjunto de linhas imaginárias criadas para determinar, com exatidão, qualquer ponto da superfície terrestre. Sobre o assunto, assinale a
alternativa INCORRETA:

a) Os meridianos são linhas imaginárias que dão a volta na Terra de pólo a pólo.
b) Os fusos horários são linhas imaginárias projetadas para unir os pontos de igual latitude.
c) O Equador é considerado o paralelo zero e a distância em graus que vai do Equador aos pólos é
chamada de latitude, portanto, a latitude só pode ser norte ou sul.
d) O Equador divide o globo em hemisfério norte, setentrional ou boreal e hemisfério sul, meridional ou austral.
e) A latitude varia de 00 a 90º tanto para norte como para sul, a partir do Equador.

7º)
  1. (Ufjf) Observe os mapas:

Essas representações cartográficas
  1. a) são mapas geofísicos.
  2. b) são mapas econômicos.
  3. c) mostram a hierarquia urbana.
  4. d) possuem escalas diferentes.
  5. e) representam áreas iguais. 
8º) (Uesc) Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar:

a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada.
b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos pólos.
c) A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade.
d) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas.
e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

9º)  (Uel) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

a) 22 h do sábado.
b) 11 h do sábado.
c) 01 h do domingo.
d) 10 h do domingo.
e) 12 h do domingo.


10º) (Mack) No último dia 07 de outubro, a Seleção Brasileira de Futebol fez um amistoso contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do país. Sabe-se que o fuso horário entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait é de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distância aproximada, em graus, entre a cidade de Porto Velho (RO) e a Cidade do Kuwait (KW).

a) 45º
b) 60º
c) 75º
d) 90º
e) 105º