Revisão para avaliação - 1º ano - População Mundial

1º) Em geral o ritmo de crescimento da população mundial no período anterior à Revalução Industrial era relativamente lento, pois as taxas de natalidade e de mortalidade em patamares elevados praticamente se anulavam,  repercutindo diretamente na taxa de crescimento vegetativo.

2º) A partir do período posterior à Revolução Industrial as taxas de mortalidade no continente europeu passam a cair consideravelmente por conta de fatores como avanços na medicina, melhoria das condições sanitárias nas cidades, diminuindo a proliferação de doenças e consequentemente de mortes. As taxas de natalidade continuaram elevadas, aumentando o contingente populacional.

3º) A transição demográfica caracteriza as diferenças existentes entre as taxas de natalidade e mortalidade em determinada localidade. A 1º fase de transição é marcada por elevado crescimento populacional, com a natalidade superando as taxas de mortalidade. (atualmente países subdesenvolvidos se encontram nessa fase). Na 2º fase de transição ocorre queda nas taxas de natalidade e mortalidade e estão em queda. Nessa segunda fase a população continua crescendo, porém em ritmo desacelerado. (O Brasil encontra-se nessa fase atualmente). Na 3º fase de transição ocorre o que conhecemos como "estabilização demográfica" a população praticamente não cresce com taxas de natalidade e mortalidade em baixa. (muitos países europeus estão nessa fase).

4º) A teoria Malthusiana afirma que haveria um descompasso entre o ritmo de crescimento da popualção mundial e a produção de alimentos no mundo. Segundo essa teoria, a população mundial cresce em ritmo de P.G (2,4,8,16,32) e a produção de alimentos no mundo cresce em ritmo de P.A (1,2,3,4,5,6). Dessa forma, se não houvesse o rígiso controle do crescimento populacional o mundo estaria fadado a fome, miséria, conflitos pela posse de terras, etc.

5º) Malthus na sua época não levou em consideração os avanços tecnológicos e o consequente crescimento na produção agrícola mundial a partir do advento dessa tecnologia. Com o uso de adubos químicos, fertilizantes, maquinários modernos a produção no campo aumentou a ponto de conseguir dar conta de alimentar toda a população mundial.

6º) Muitos países europeus atingiram o nível de "estabilização demográfica", ou seja, a população cresce em ritmo extremamente lento, ou em alguns casos, chega a haver percentual negativo de crescimento. Isso ocorre devido ao fato de as taxas de natalidade nesse continente serem muito baixas e as taxas de mortalidade também serem baixas devido à ótima qualidade de vida no continente. O resultado é o processo de envelhecimento médio da população, tendo repercução direta na economia da Europa pois, aumentam os gastos públicos com previdência social, além de afetar a a chamada PEA européia.

7º) Após o período pós-Segunda Guerra mundial muitos países subdesenvolvidos passaram por um processo de industrialização tardia. Nesse sentido, crescem os movimentos migratórios em direção as cidades e a posterior melhora no acesso da população a melhores condições m)édico-sanitárias nesse países. Avançoes na medicina também contribuem para a queda nas taxas de mortalidade trazendo uma consequente "explosão demográfica" nesses países.

8º) Os neomalthusianos afirmar que a causa da probreza e dificuldade de desenvolvimento nos países subdesenvolvidos é o grande crescimento populacional e o consequente percentual de jovens em sua população. Desse modo, segundo neomalthusianos, quanto mais jovens, maiores serão os gastos do govermo em setores como saúde, educação, moradia, ao invés desse mesmo govermo investir em setores mais dinâmicos para o desenvolviento econômico como o setor industrial, por exemplo. Defendem a disseminação em massa de métodos contraceptivos para conter esse avanço populacional.

9º) A teoria reformista afirma que a partir de uma proposta de amplas reformas no campo socioeconômico e cultural haverá um controle natural do crescimento popuacional nesse país. Ou seja, inserir o indivíduo em um maior acesso à educação e conhecimento.

10º) Podemos afirmar que a população no Brasil está passando de jovem, para uma população mais madura, pois vem ocorrendo uma diminuição nas taxas de natalidade no país ao longo das décadas e o aumento do número de adultos e idosos devido à  melhora na expectativa de vida do brasileiro.





                                                                                                                                           Bons estudos!!



0 comentários:

Postar um comentário