Quando você abre a janela e observa a rua, ou o que houver ao redor de sua casa, você está diante de uma paisagem.
Esteja no campo, ou na cidade, você observará elementos que podem ser naturais ou construídos pelos seres humanos.
Os elementos naturais numa paisagem são,
por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram
cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar. Há
paisagens nas quais existem muitos elementos naturais, como as que
podemos observar em florestas (a Amazônica, por exemplo, que vem
sofrendo com o desmatamento acelerado nos últimos anos).
Já os elementos da paisagem que foram
construídos pelos seres humanos, pelas mulheres e homens, são chamados
de humanizados, culturais ou mesmo artificiais. São as casas, os
edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens
formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana,
do trabalho de mulheres e homens.
Mas nas paisagens também existem outros
aspectos percebidos pelos nossos sentidos: os sons, os cheiros, os
movimentos - a circulação de pessoas e de veículos.
Paisagem humanizada
Considerando os movimentos nas paisagens, podemos perceber que elas mudam de um momento para outro. Por isso, afirmamos que elas são dinâmicas, estão sendo constantemente modificadas. Elas podem ser modificadas também: quando casas ou prédios são derrubados, e outros são construídos; quando uma área de floresta é desmatada; quando ocorre uma colheita numa área cultivada, por exemplo, com arroz; quando ruas, viadutos, pontes, rodovias, são construídos, etc.
Paisagem humanizada
Considerando os movimentos nas paisagens, podemos perceber que elas mudam de um momento para outro. Por isso, afirmamos que elas são dinâmicas, estão sendo constantemente modificadas. Elas podem ser modificadas também: quando casas ou prédios são derrubados, e outros são construídos; quando uma área de floresta é desmatada; quando ocorre uma colheita numa área cultivada, por exemplo, com arroz; quando ruas, viadutos, pontes, rodovias, são construídos, etc.
No mundo atual praticamente não existe
paisagem natural; são muito restritas as áreas onde existem apenas
elementos naturais. Os oceanos, por exemplo, são constantemente
atravessados por navios de todo tipo, seus recursos são explorados
(inclusive de seu subsolo), em seus leitos há milhares de quilômetros de
cabos submarinos feitos de cobre ou fibra óptica, que possibilitam as
comunicações entre milhões de pessoas de diferentes continentes,
diariamente. Em diversos trechos da floresta Amazônica são desenvolvidas
pesquisas, atividades de exploração, muitas delas prejudiciais ao
ambiente.
A paisagem humanizada (artificial ou
cultural) é a que está presente nos mais vastos recantos do planeta.
Nela coexistem elementos naturais e artificiais, havendo uma
predominância destes últimos. No entanto, é preciso considerar que mesmo
muitas plantas que existem nas paisagens bastante humanizadas, como as
das grandes cidades, não apareceram e cresceram naturalmente, elas foram
plantadas pelas pessoas. A sua existência, portanto, naquele
determinado local, é resultado da ação humana.
Modificações e descobertas
Nas paisagens também encontramos elementos que foram construídos em diferentes épocas. Muitas vezes, em áreas onde a ocupação humana é antiga e contínua, verifica-se a presença de construções de diferentes períodos históricos. Em relação a isso, podemos pensar, por exemplo, em regiões da Índia e da Itália. Mas podemos também considerar algumas cidades brasileiras que foram fundadas no primeiro século da presença dos portugueses no Brasil: Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, entre outras. Nessas cidades e em muitas outras coexistem o velho e o novo, o antigo e o moderno.
Modificações e descobertas
Nas paisagens também encontramos elementos que foram construídos em diferentes épocas. Muitas vezes, em áreas onde a ocupação humana é antiga e contínua, verifica-se a presença de construções de diferentes períodos históricos. Em relação a isso, podemos pensar, por exemplo, em regiões da Índia e da Itália. Mas podemos também considerar algumas cidades brasileiras que foram fundadas no primeiro século da presença dos portugueses no Brasil: Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, entre outras. Nessas cidades e em muitas outras coexistem o velho e o novo, o antigo e o moderno.
As modificações nas paisagens também
estão relacionadas com as novas descobertas que os seres humanos vão
realizando, em termos tecnológicos, que fazem surgir novos modos de se
produzir, novas mercadorias e novas formas arquitetônicas, entre outros.
Por outro lado, há mudanças nas paisagens que são resultado de fatores
naturais como a alternância entre o dia e a noite, e entre as estações
do ano (quando podem ser percebidas, dependendo da localização); ou até
de terremotos, por exemplo.
Espaço geográfico
Se fossemos consultar num dicionário a palavra espaço, constataríamos que há uma grande quantidade de significados. Para geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, econômicas, políticas, etc.), as relações entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas. Esse espaço é chamado de espaço geográfico.
Espaço geográfico
Se fossemos consultar num dicionário a palavra espaço, constataríamos que há uma grande quantidade de significados. Para geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, econômicas, políticas, etc.), as relações entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas. Esse espaço é chamado de espaço geográfico.
Percebemos, assim, que a noção de espaço
geográfico é mais ampla que a de paisagem. Ao pensarmos no espaço
geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas
paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas
paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades
humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvem, portanto, relações
econômicas, sociais e políticas. Trata-se de algo bastante dinâmico.
Anselmo Lazaro Branco*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
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